terça-feira, 15 de setembro de 2009

Artigo de Opinião - Big Brother/ a favor

" Coleira" é necessária para alguns
Içami Tiba

A questão do controle dos pais sobre os filhos sempre é controversa, mas é necessário deixar claro que o responsável pelos limites que os adultos estabelecem para a sua autonomia é o próprio adolescente.
Quem vai dizer se tem de haver um controle ou não é a própria vida que o adolescente leva nesse processo de "segundo parto" - porque a adolescência é o segundo parto para ganhar a autonomia comportamental.
Teoricamente, esse jovem não precisa depender dos adultos para decidir o que fazer.
Agora, uma vez que ele não se mostre competente para ditar os próprios rumos e, em vez de ir à escola, fica no bar da esquina, o controle é necessário.
Nesse contexto, aparelhos rastreadores capazes de deixar os filhos localizáveis o tempo todo, que chamo de "coleira virtual", são bastante viáveis.
Esses jovens que precisam de ontrole não tomam as medidas de proteção necessárias e acabam se expondo a todo tipo de perigo. Em vez de manter a família informada, simplesmente desaprecem. Os pais têm de impor limites: se largar o celular em qualquer lugar, então não merece sair.
Nesse ponto, tem de ser um pouco mais radical, porque alguns adolescentes transcendem os limites, e os pais só vão saber na hora de tirá-los, na melhor das hipóteses, da delegacia.
Assim como há jovens que podem ir para a "balada" sem maiores preocupações, existem outros que precisam, sim, dessa "coleira virtual".

Folha de S.Paulo, 12 dez. 2004, p. C3
Içami Tiba é psiquiatra e autor de vários livros, entre os quais, Quem ama, educa!.




2 comentários:

  1. Olá, prof. Mônica. Aqui quem fala é também uma professora de português, da Diretoria de Ensino de Assis-SP. Usei seu blog para copiar os artigos de opinião do Içami Tiba e da Rosely Sayão. Vou usá-los com a 8ª série. Obrigada.
    Karina Vieira - E.E. David Luz - Tarumã-SP

    Também tenho um blog, que fiz para o meu 2º ano, sobre literatura. Somos eu e os alunos que publicamos poemas, trechos de livros, contos, etc

    blog: http://segundoanodavidluzliteratura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, professora Mônica.
    Ministro aulas na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, na cidade de Costa Rica, quero agradecer suas inúmeras contribuições, as quais têm me ajudado muito. Obrigada!

    ResponderExcluir